terça-feira, 15 de maio de 2012

Sacola de papel é a que tem melhor condição de biodegradação


ATENÇÃO JORNALISTAS!

Exemplo de como uma boa pauta pode ser transformada numa matéria ruim.

O SPTV pediu ao IPT para fazer um estudo sobre as sacolinhas plásticas que usamos nos supermercados, comparando o nível de biodegradação das mesmas. O IPT fez o estudo durante 45 dias e constatou que as sacolas de papel ainda são as melhores, pois durante a degradação, são as que retornam quantidade maior de gás carbônico para o ambiente, ou seja, são mais consumíveis pelas bactérias que corroem o lixo.

A grande descoberta da pesquisa – além dessa que mostra que as sacolas de papel ainda são as melhores – é que as sacolinhas ditas “ecológicas”, que são vendidas aos consumidores, são as piores para o meio ambiente. Em outros termos, o consumidor vem sendo diariamente enganado pelos fabricantes de sacolinhas e donos de supermercados que vendem as “ecológicas” por R$ 0,25 centavos com a justificativa de que são melhores para o meio ambiente.

A repórter que fez a matéria, no entanto, não destacou esses pontos, que na minha opinião, seriam os mais importantes. Pior que isso, ela aproveitou o final da matéria para promover o comércio das sacolas reutilizáveis, vendidas nos supermercados de São Paulo por R$ 2,50.