quarta-feira, 13 de outubro de 2010
O Tempo do Novo no Acontecimento Jornalístico
Autor: Ana Claudia Silva Mielki
Escola de Comunicações e Artes, da Universidade de São Paulo
RESUMO
O artigo busca identificar como o discurso jornalístico constrói o imaginário do novo nas matérias dos jornais A Gazeta e A Tribuna, de circulação regional no Estado do Espírito Santo. A metodologia inscreve-se nos imites da Análise do Discurso (AD) como método que permite interpelar o texto (do seu ponto de vista formal) e o contexto (ou as determinações e deslocamentos sócio-históricos presentes nas condições de produção do discurso). Em outras palavras, uma análise da língua fazendo sentido. O objetivo é entender como as marcas cronológicas do tempo na enunciação operam a construção do sentido daquilo que é tomado como “novo” a partir de um marco temporal no acontecimento discursivo jornalístico.
PALAVRAS-CHAVE: Jornalismo, Discurso, Novo, Tempo, Ideologia
Artigo apresentado no DT1: DT 1 - GP Teoria do Jornalismo do XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, realizado em Caxias do Sul (RS) entre os dias 3 e 6 de setembro de 2010.
Clique aqui para ler o artigo na íntegra.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário